domingo, 16 de dezembro de 2007

Religião nas Escolas e Pluralismo Religioso









NO PRINCÍPIO DA VIDA DA IGREJA, BATIZAVAM-SE APENAS OS CONVERTIDOS. A TAREFA HOJE É O INVERSO:CONVERTER OS BATIZADOS.
DURANTE MUITOS ANOS, A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PROFESSAVA A FÉ CATÓLICA. NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO RELIGIOSA CONFESSIONAL ERA UMA DECORRÊNCIA NATURAL NAS ESCOLAS PARTICULARES E PÚBLICAS. MAS OS TEMPOS MUDARAM. CRESCE A CONSCIÊNCIA DA LIBERDADE RELIGIOSA, OUTRAS RELIGIÕES E DENOMINAÇÕES CRESCEM TAMBÉM.
A ESCOLA TORNA UM ESPAÇO PEDAGÓGICO ABERTO AO PLURALISMO. OUTRO CONTEXTO, EM QUE O ENSINO RELIGIOSOS INCORPORA NOVAS COMPREENSÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.DESTA FORMA, O ENSINO RELIGIOSO, MAIS DO QUE O ENSINO DE UMA RELIGIÃO, PASSA A SER A FORMAÇÃO PARA A RELIGIOSIDADE, PARA OS VALORES, PARA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, PARA A DEFESA DA VIDA, DA ECOLOGIA E DO PRINCÍPIO DE CIDADANIA.
PARALELO A RESPONSABILIDADE DA COMUNIDADE ECLESIAL DE ALIMENTAR COM FÉ, OS VALORES CRISTÃOS, A PERTENÇA À COMUNIDADE, A EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO, A ESCOLA, E NELA O ENSINO RELIGIOSO, TEM UMA MISSÃO NA FORMAÇÃO DOS JOVENS ENQUANTO APROFUNDAMENTO DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA, DESCOBERTA DOS VALORES,PARA A CIDADANIA SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DA JUSTIÇA, DA ÉTICA E DA SOLIDARIEDADE.
A IGREJA ENTENDE QUE A EDUCAÇÃO ENVOLVE TODAS AS DIMENSÕES DO SER HUMANO E, CONSEQÜENTEMENTE, A FORMAÇÃO RELIGIOSA, OS VALORES, OS PRINCÍPIOS QUE FORMAM O SER HUMANO INTEGRADO NA SOCIEDADE E QUE DESCOBRE SENTIDO PARA O SEU EXISTIR.
A IGREJA CONSIDERA A ESCOLA COMO UM LUGAR PRIVILEGIADO DE EDUCAÇÃO E NELA O ENSINO RELIGIOSO.

APROVEITEMOS ESTA BRECHA DE LUZ QUE DEUS NOS DÁ, ABRINDO OS CORAÇÕES DE NOSSOS JOVENS, POR QUE MAIS DO QUE NUNCA, O ENSINO RELIGIOSOS TEM SEU SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA PARA OS TEMPOS ATUAIS.

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